A cada dia que passa parece ser mais difícil manter a esperança e a confiança, o ânimo e a motivação. Os passos seguem arrastados, a ansiedade e o medo de “não dar conta” antecipam-se e desnorteiam e, por vezes, paralisam. A alma entrega-se à tristeza e esta rouba o vigor. Olha-se à volta para encontrar uma saída, quem possa ajudar.

Todos nós conhecemos alguém que esteja passando por isso.

Esse é o motivo pelo qual cada vez mais são necessários os portadores da Boa Nova de Jesus, os multiplicadores de Sua Palavra salvífica, as testemunhas de seu consolo e amor transformador. Cada vez mais, deve-se contar com a força de uns para com os outros, na caridade e na oração, na comunhão dos santos.

“A quem iremos?”, perguntou Simão Pedro a Jesus. Essa é a pergunta que devemos fazer e, por graça, concluir: “Nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!”, Aquele que pode nos livrar de nossos medos, revigorar as nossas forças e nos dar coragem para avançar.

Nos diz a Palavra de Deus: “Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos” (Jer 17, 7-8). Que assim sejam todos aqueles que buscam a Deus, para contribuírem com o próprio Deus que a todos quer “nutrir”.

Assim como Deus faz florescer a árvore seca (cf Ez 17,24), é Ele o ânimo da nossa alma, o sopro, o vigor que a vivifica. Que este Sopro, o Espírito Santo, o Consolador, nos conceda a graça de nos erguermos feito árvore frondosa à beira do rio, enraizados pela Fé e pelos Sacramentos.

Aproveitemos o tempo quaresmal e as práticas espirituais às quais a Igreja nos convida: jejum, penitência e oração. E assim, fortificados, continuemos a produzir bons frutos e os partilhemos, mesmo em meio à seca.

 

Eliane Donaire
Departamento da Divina Vontade | Associação do Senhor Jesus

 

Seja um sócio evangelizador e ajude-nos a anunciar a Salvação de Jesus Cristo! Ao se tornar sócio da Associação do Senhor Jesus você ajuda diretamente o Pe. Eduardo e sua equipe na evangelização do Brasil e do mundo e começa a receber a Revista Brasil Cristão em sua casa, todos os meses.