o que são os relógios vivos

Os Relógios Vivos são grupos formados por 24 pessoas, em que cada uma se compromete a meditar – orar diariamente uma Hora (capítulo) das “Horas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo” a qual lhe é indicada pelo coordenador do Relógio Vivo.

Como se pode formar um Relógio Vivo?

É muito simples. A pessoa responsável pelo grupo e que deseja formar um Relógio Vivo:

  • Indica uma Hora (capítulo) da Paixão a cada pessoa.
  • Estabelece quando será feita a rotação da Hora que foi indicada a cada pessoa. Esta pode ser feita:
  •  todos os dias
  • de 8 em 8 dias
  • de 15 em 15 dias , de mês a mês.

Quando houver 24 pessoas que se comprometam a fazer uma Hora da Paixão, o Relógio Vivo estará formado e funcionará para a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo.

De acordo com o tempo estabelecido para fazer a rotação, cada pessoa avança a sua Hora fazendo a Hora seguinte que lhe corresponde. Assim, por exemplo, se a uma pessoa lhe foi confiada a Hora das 5 às 6 da tarde (Jesus despede-se da Sua Mãe Santíssima), o dia em que for feita a rotação, fará a Hora seguinte, ou seja, das 6 às 7 da tarde (Jesus separa-se da Sua Mãe Santíssima).

Ao início, o Relógio pode não estar completo, podendo começar apenas com algumas pessoas, que desejam fazer parte do Relógio Vivo.
Este ficará completo quando forem 24 pessoas. À medida que forem aparecendo mais pessoas vão-se integrando no Relógio Vivo até completar as 24 pessoas necessárias para formar um Relógio Vivo.

Importante: A indicação é que para se formar um grupo, haja a autorização e, preferencialmente, o acompanhamento de um sacerdote ou pároco local.

Quanto tempo é necessário para fazer uma Hora da Paixão?

O tempo que levará a fazer uma das Horas da Paixão não nos deve preocupar. Muitas das Horas podem levar, apenas, 5 a 10 minutos a lê-la com calma e recolhimento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em encontrar o tempo que desejavam para poder fazer a Hora da Paixão completa, sobretudo quando se trata de algumas Horas mais longas, como seria o caso das 11 ao meio-dia (Crucificação de Jesus) se for esse o caso, podem dividir a Hora em dois ou três momentos diferentes do dia, de acordo com as possibilidades de cada um.

E se, ainda querendo fazê-la completa, tal não for possível por falta de tempo ou por causa de imprevistos, pode-se suprir com a reta intenção de tê-la querido fazer se tivesse sido possível, unindo-se à vontade de querer acompanhar sempre Jesus na Sua Paixão.